Baltashow Notícias

Araraquara, SP, confirma quatro casos de leishmaniose em animais

Mais noticias

Araraquara, SP, confirma quatro casos de leishmaniose em animais

Prefeitura irá instalar armadilhas para verificar presença do mosquito transmissor da doença. Trabalho deverá levar dois meses.

Mosquito-palha costuma ser o transmissor do protozoário da leishmaniose em áreas urbanas (Foto: James Gathany/CDC)

 

Quatro casos de leishmaniose em animais foram confirmados em Araraquara (SP), nesta quinta-feira (11). A prefeitura diz que todos os casos registrados são importados, ou seja, foram contraídos fora da cidade.

Além do homem, roedores e cães também são hospedeiros dos protozoários causadores da doença. Quando um mosquito palha pica um cachorro portador de leishmaniose, por exemplo, ele pode transmitir a doença ao homem.

 

Armadilhas para mosquito palha

 

A Gerência de Controle de Vetores de Araraquara começou a instalar 10 armadilhas em vários bairros para a captura de insetos com o objetivo de verificar se há na cidade e em que quantidade, a presença do mosquito palha, também conhecido como birigui, cangalhinha, bererê, asa-branca ou asa-dura, transmissor da doença.

O trabalho deverá levar dois meses, segubdo a prefeitura. As amostras que serão analisadas pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e, a partir dos resultados serão traçadas estratégias de combate ao mosquito, caso seja necessário.

 

Mosquito palha

 

Menor do que o aedes aegypti, transmissor da dengue, esse mosquitinho é responsável pela transmissão da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), também conhecida como "úlcera de bauru" e pela Leishmaniose Visceral (LV).

A LV é caracterizada, principalmente, por febre de longa duração, aumento do fígado e baço, além de perda de peso acentuada. Já a LT provoca feridas (úlceras) na pele e mucosas, difíceis de cicatrizar. As doenças são causadas por protozoários e transmitidas pelas fêmeas do mosquito.

G1

ENVIE NOTÍCIAS PARA O EMAIL
redacao.baltashow@gmail.com
whatsapp Baltashow 63.84688254

Deixe seu comentário aqui:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da Baltashow Notícias e são de total responsabilidade de seus autores.