Baltashow Notícias

Audiência de instrução do processo envolvendo agressor de Bolsonaro é realizada em Juiz de Fora

Politica

Audiência de instrução do processo envolvendo agressor de Bolsonaro é realizada em Juiz de Fora

Ao G1, defesa de Adélio disse que diante da inimputabilidade do réu abriu mão de todas as testemunhas. O presidente já prestou depoimento à Justiça; atentado ocorreu em ato de campanha em 2018.

 

Jair Bolsonaro após ser esfaqueado durante uma campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais  — Foto: Raysa Leite/AFPJair Bolsonaro após ser esfaqueado durante uma campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais  — Foto: Raysa Leite/AFP

Jair Bolsonaro após ser esfaqueado durante uma campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais — Foto: Raysa Leite/AFP

A 3ª Vara da Justiça Federal de Juiz de Fora realiza na tarde desta segunda-feira (10) a audiência de instrução do processo de Adélio Bispo de Oliveira, que deu uma facada no presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante ato de campanha na cidade no ano passado.

O G1 conversou com a defesa do réu, que revelou ter dispensado todas as testemunhas que poderiam ser ouvidas no processo. Segundo o advogado Zanone de Oliveira Júnior, a decisão foi tomada após a Justiça homologar a inimputablidade de Adélio.

 
Advogados de defesa de agressor de Bolsonaro e médico psquiatra (à direita) em entrevista em Juiz de Fora. — Foto: Reprodução/TV IntegraçãoAdvogados de defesa de agressor de Bolsonaro e médico psquiatra (à direita) em entrevista em Juiz de Fora. — Foto: Reprodução/TV Integração

Advogados de defesa de agressor de Bolsonaro e médico psquiatra (à direita) em entrevista em Juiz de Fora. — Foto: Reprodução/TV Integração

Na audiência desta segunda será dada vista às partes do depoimento prestado pelo presidente à Justiça; ele atua como assistente de acusação no caso. O juiz Bruno Savino também apresenta os laudos sobre as consequências do ferimento em Bolsonaro, o que deve contribuir para a decisão final.

 

Além da equipe de advogados que defende o réu, também está presente em Juiz de Fora o médico psiquiatra Hewdy Lobo, responsável pelos laudos produzidos pela defesa que atestam o distúrbio mental do cliente. A presença dele ocorre para o caso do magistrado necessitar de mais informações além das já protocoladas.

De acordo com Zanone, a defesa está satisfeita com o andamento do processo e o objetivo é garantir que Adélio inicie o tratamento o quanto antes em um “manicômio judiciário”, que pode ser no Presídio Federal de Campo Grande (MT), onde segundo ele há estrutura para os procedimentos necessários.

“Não acreditamos em uma reviravolta neste caso, já que o juiz teve acesso a quatro laudos para basear a decisão de que ele é inimputável. Quando saiu do presídio no MT, Adélio foi ameaçado, portanto, lá é o melhor lugar para ele, pois a unidade oferece cela e tratamento individual”, destacou.

Após a audiência de instrução, o magistrado poderá abrir prazo para que as partes apresentem as alegações finais referentes ao processo. A decisão de Bruno Savino sobre qual tipo de medida de segurança poderá ser cumprida por Adélio Bispo pode ser proferida ainda no mês de junho.

No processo que culminou na inimputabilidade de Adélio, o juiz explicou que "se não for reconhecida a cessação de sua periculosidade no decorrer da execução da medida de segurança, o réu pode permanecer custodiado em manicômio judicial por até 20 anos".

 

Inquéritos

 

Após o atentado em Juiz de Fora, dois inquéritos foram abertos pela Polícia Federal. O primeiro, finalizado em 28 de setembro de 2018, conclui que Bispo agiu sozinho no momento do ataque.

Neste processo, ele foi indiciado por prática de atentado pessoal por inconformismo político, crime previsto na Lei de Segurança Nacional.

A denúncia do Ministério Público Federal foi aceita pela Justiça. A Polícia Federal segue com as investigações. O segundo inquérito foi aberto para apurar possíveis conexões de Adélio, pessoas que podem ter ajudado o agressor a planejar o crime.

 

G1

ENVIE NOTÍCIAS PARA O EMAIL
centralbaltashow@gmail.com
whatsapp Baltashow 63.984688254

Deixe seu comentário aqui:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da Baltashow Notícias e são de total responsabilidade de seus autores.