Baltashow Notícias

Coronavírus: tomógrafos são instalados no maior hospital do AP e no pronto-socorro de Macapá

Destaques

Coronavírus: tomógrafos são instalados no maior hospital do AP e no pronto-socorro de Macapá

Essenciais no diagnóstico da Covid-19, equipamentos devem estar montados até a segunda quinzena de abril, segundo governo.

Por Victor Vidigal, G1 AP — Macapá

08/04/2020 21h58  Atualizado há uma hora

Profissional inicia processo de instalação de tomógrafo em hospital de Macapá — Foto: José Baía/GEAProfissional inicia processo de instalação de tomógrafo em hospital de Macapá — Foto: José Baía/GEA

Profissional inicia processo de instalação de tomógrafo em hospital de Macapá — Foto: José Baía/GEA

 

Dois tomógrafos começaram a ser instalados no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) e no Hospital de Emergência (HE) de Macapá. A previsão é que os equipamentos estejam montados na segunda quinzena de abril, para ajudar no diagnóstico da Covid-19 no Amapá.

De acordo com o governo estadual, o uso deve ser autorizado em até 10 dias, período em que, além de finalizada a instalação, profissionais da saúde receberão treinamento de como operar as ferramentas. As montagens iniciaram na segunda-feira (6).

Em março, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) já havia solicitado ao governo estadual a reativação do serviço de tomografia nos dois hospitais, como uma das medidas para evitar o colapso no sistema de saúde pública do estado.

O tomógrafo também era uma reivindicação de pacientes. Em julho do ano passado, mulheres com câncer protestaram pela falta do exame na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hcal.

 
Hospital de Clínicas Alberto Lima, em Macapá — Foto: Fabiana Figueiredo/G1Hospital de Clínicas Alberto Lima, em Macapá — Foto: Fabiana Figueiredo/G1

Hospital de Clínicas Alberto Lima, em Macapá — Foto: Fabiana Figueiredo/G1

Para tornar o serviço público mais eficiente, o governo informou que ainda alugou 5 centrais de revelação, material utilizado na digitalização das imagens das tomografias e raio-x ao mesmo tempo em que é realizado os exames.

Além do HE e do Hcal, as centrais foram instaladas no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e Hospital Estadual de Santana (HES).

Também foi locado para o Hcal um intensificador de imagens, que observa em tempo real a parte interna do corpo do paciente, sem necessidade de impressão ou revelação.

O tomógrafo tem prioridade de instalação no HE, pois, segundo o governo, é a unidade que serve como porta de entrada ao paciente que apresenta complicações causadas pelo novo coronavírus.

 
Hospital de Emergência de Macapá — Foto: Caio Coutinho/G1Hospital de Emergência de Macapá — Foto: Caio Coutinho/G1

Hospital de Emergência de Macapá — Foto: Caio Coutinho/G1

 

G1

ENVIE NOTÍCIAS PARA O EMAIL
centralbaltashow@gmail.com
whatsapp Baltashow 63.984688254

Deixe seu comentário aqui:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da Baltashow Notícias e são de total responsabilidade de seus autores.