Baltashow Notícias

Morre o professor, médico e escritor Ângelo Machado, aos 85 anos

Cultura

Morre o professor, médico e escritor Ângelo Machado, aos 85 anos

Morre o professor, médico e escritor Ângelo Machado, aos 85 anos

 

O professor, médico e escritor Ângelo Machado. — Foto: Foca Lisboa / UFMGO professor, médico e escritor Ângelo Machado. — Foto: Foca Lisboa / UFMG

O professor, médico e escritor Ângelo Machado. — Foto: Foca Lisboa / UFMG

 

O professor, médico e escrito Ângelo Machado morreu aos 85 anos em um hospital de Belo Horizonte nesta segunda-feira (6). A informação foi confirmada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde ele era professor emérito.

A causa da morte ainda não foi divulgada.

Ângelo era doutor em medicina pela UFMG e pós-doutor na Northwestern University (Chicago). Foi diretor-presidente da Fundação Biodiversitas.

 

Maior coleção de libélulas

 

Em 2015, o professor Ângelo Machado doou sua coleção de libélulas, a maior da América do Sul, para a UFMG. A coleção pessoal de Machado, com mais de 35 mil exemplares de libélulas, era composta por 1.052 espécies reunidas ao longo de 65 anos de pesquisa.

A coleção foi transferida da casa do professor para o prédio de coleções taxonômicas que estava sendo construído no Campus Pampulha.

Ele começou a coleção aos 16 anos e disse que, entre as várias importâncias científicas das libélulas, "a maior delas é fazer um velho feliz".

Ângelo Barbosa Monteiro Machado foi o vencedor do Prêmio Bom Exemplo em 2015, na categoria Ciência.

G1

ENVIE NOTÍCIAS PARA O EMAIL
centralbaltashow@gmail.com
whatsapp Baltashow 63.984688254

Deixe seu comentário aqui:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da Baltashow Notícias e são de total responsabilidade de seus autores.