Baltashow Notícias

Mulheres e jovens vítimas de violência passam a ter prioridade em perícias no IML do Recife

Destaques

Mulheres e jovens vítimas de violência passam a ter prioridade em perícias no IML do Recife

Na sala inaugurada no Instituto de Medicina Legal, no Centro da cidade, são realizadas perícias traumatológicas e psicológicas em mulheres, crianças e adolescentes.

 

IML do Recife inaugura espaço para vítimas de violência

O Instituto de Medicina Legal (IML) Antônio Persivo Cunha, localizado na área central do Recife, inaugurou uma área específica para a realização de perícias em mulheres, crianças e adolescentes que são vítimas de violência. A unidade fica no número 455 da Rua do Pombal, no bairro de Santo Amaro. (Veja vídeo acima)

Segundo o governo de Pernambuco, com a abertura da nova ala no IML, será possível cumprir a Lei 13.721, de 2 de outubro deste ano. A norma estabelece prioridade para a realização do exame de corpo de delito em casos de violência doméstica e familiar ou de delitos contra crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.

Na sala, que foi inaugurada na quarta-feira (10), são realizadas as perícias traumatológicas e psicológicas. As vítimas encaminhadas pela Polícia Civil são atendidas por médicos legistas, que buscam os sinais físicos da violência.

De acordo com a gerente-geral de Polícia Científica, Sandra Santos, a nova sala para a realização de perícias médicas tem como objetivo humanizar o atendimento para oferecer resultados na produção de provas materiais de crimes.

“Quando se trata de crimes de violência sexual, eles buscam amostras biológicas também, que são enviadas para o instituto de genética forense, para conseguir detectar o DNA”, disse Sandra.

O gestor do IML, Paulo Ernando Ferraz, ressalta que o atendimento é diferenciado e as crianças têm a possibilidade de interagir melhor com o profissional. Ele informa que existe um plano para levar esse atendimento preferencial para outras cidades.

“Estamos com o projeto-piloto no Recife e existe a previsão para levarmos para locais como Garanhuns [no Agreste], Nazaré da Mata e Palmares [na Zona da Mata]“, diz Ferraz.

G1

ENVIE NOTÍCIAS PARA O EMAIL
redacao.baltashow@gmail.com
whatsapp Baltashow 63.84688254

Deixe seu comentário aqui:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da Baltashow Notícias e são de total responsabilidade de seus autores.