Baltashow Notícias

Ovo de 2 cm surpreende dona de galinha no Tocantins: 'do tamanho de uma moeda'

Tocantins

Ovo de 2 cm surpreende dona de galinha no Tocantins:

Cleomara de Brito se surpreendeu quando viu ovo no ninho da garnisé "Bebê". Veterinário diz que caso pode ter acontecido por fatores genéticos, falta de nutrição ou por causa da idade da ave.

Ovo é do tamanho de uma moeda de 10 centavos (Foto: Arquivo Pessoal)

Um ovo minúsculo de apenas dois centímetros chamou a atenção da biomédica Cleomara de Brito Sousa, moradora de Guaraí, região central do Tocantins. Quem botou o ovinho foi a garnisé - uma galinha de pequeno porte - carinhosamente chamada de "Bebê". A moradora conta que ficou impressionada com o tamanho e resolveu colocá-lo numa caixinha para guardar de lembrança.

Cleomara disse ao G1 que no último fim de semana foi olhar os ovos que a Bebê tinha botado e teve uma surpresa. "Eu fui tirar uma foto para comparar o ovo de uma galinha normal com os ovos botados pela garnisé. Quando cheguei ao ninho, me deparei com um ovo menor ainda".

 
Garnisé "Bebê" é a dona do ovo minúsculo de 2 centímetros (Foto: Cleomara de Brito/Arquivo Pessoal)Garnisé "Bebê" é a dona do ovo minúsculo de 2 centímetros (Foto: Cleomara de Brito/Arquivo Pessoal)

Garnisé "Bebê" é a dona do ovo minúsculo de 2 centímetros (Foto: Cleomara de Brito/Arquivo Pessoal)

A biomédica tirou uma foto e mandou para o namorado, que também se surpreendeu. Ela disse que uma garnisé, mãe da Bebê, tinha botado ovos pequenos também, mas nenhum foi tão pequeno como este. "É do tamanho de uma moeda de R$ 0,10."

Das outras vezes, Cleomara chegou a quebrar os ovos e percebeu que eles eram formados apenas pela gema. Desta vez, ela se impressionou tanto com o tamanho que preferiu guardá-lo para mostrar a quem duvidar do tamanho.

 
Moradora tira foto para comparar ovo de uma galinha normal e os dois ovos botados pela garnisé, sendo que o terceiro tem apenas 2 centímetros (Foto: Cleomara de Brito/Arquivo Pessoal)Moradora tira foto para comparar ovo de uma galinha normal e os dois ovos botados pela garnisé, sendo que o terceiro tem apenas 2 centímetros (Foto: Cleomara de Brito/Arquivo Pessoal)

Moradora tira foto para comparar ovo de uma galinha normal e os dois ovos botados pela garnisé, sendo que o terceiro tem apenas 2 centímetros (Foto: Cleomara de Brito/Arquivo Pessoal)

O médico veterinário João Eduardo Pires disse que casos como este podem acontecer por causa de alguns fatores. "As aves põem ovos pequenos por fatores genéticos, mas não acreidto que seja o caso. Afinal, a mesma ave já tem histórico de ovos de tamanho normais. Outro fato é a desnutrição, porém precisaria de mais detalhes sobre o manejo dela na propriedade. A idade da ave também é um fator que contribui com o aparecimento de ovos pequenos e sem a gema. Aves jovens com aparelho reprodutor imaturo produzem ovos pequenos e sem gema", explicou.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

 
Cleomara mediu ovo com régua (Foto: Cleomara de Brito/Arquivo Pessoal)Cleomara mediu ovo com régua (Foto: Cleomara de Brito/Arquivo Pessoal)

Cleomara mediu ovo com régua (Foto: Cleomara de Brito/Arquivo Pessoal).

G1

ENVIE NOTÍCIAS PARA O EMAIL
redacao.baltashow@gmail.com
whatsapp Baltashow 63.84688254

 


Deixe seu comentário aqui:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da Baltashow Notícias e são de total responsabilidade de seus autores.