Baltashow Notícias

Paciente de 75 anos aguarda cirurgia há 150 dias no HGP e quer deixar hospital sem o procedimento

Tocantins

Paciente de 75 anos aguarda cirurgia há 150 dias no HGP e quer deixar hospital sem o procedimento

Francisco Ferreira Alves precisa de uma cirurgia no tornozelo. Família diz que ele está impaciente e planeja sair do Hospital Geral de Palmas, mesmo sem o procedimento.

 

Francisco espera no HGP por cirurgia no tornozelo — Foto: Reproduçã/TV AnhangueraFrancisco espera no HGP por cirurgia no tornozelo — Foto: Reproduçã/TV Anhanguera

Francisco espera no HGP por cirurgia no tornozelo — Foto: Reproduçã/TV Anhanguera

O paciente Francisco Ferreira Alves, de 75 anos, aguarda há 150 dias por uma cirurgia no tornozelo, no Hospital Geral de Palmas. Segundo parentes, o idoso não aguenta mais esperar e pensa em deixar a unidade sem passar pelo procedimento.

No início desse mês, o G1 fez uma reportagem sobre a quantidade de pessoas que aguardam por uma cirurgia ortopédica. A lista de espera no maior hospital público do Tocantins tem 1.469 pacientes. Deste total, 129 estão internados. Na época, o caso do idoso Francisco foi citado.

Mais uma vez, o neto dele Henrique Samorene faz um apelo. Ele conta que já falou várias vezes com a direção do hospital, mas foi em vão. "Fui em uma semana, esperei a semana todinha, tornei ir lá de novo, levei os documentos do meu avô. Foram três semanas, não estou tendo resposta de nada".

 
Paciente de 75 anos espera há cinco meses por cirurgia no tornozelo
Paciente de 75 anos espera há cinco meses por cirurgia no tornozelo

Paciente de 75 anos espera há cinco meses por cirurgia no tornozelo

Na época, a Secretaria Estadual da Saúde respondeu que estava concluindo a licitação para comprar o material necessário para a realização de cirurgia. O idoso chegou a ficar em jejum para fazer o procedimento, que é constantemente adiado.

A família afirma que quanto mais o tempo passa, mais impaciente ele fica e quer deixar o hospital, mesmo sem fazer a cirurgia, na próxima semana.

"Ele fala que fazendo ou não fazendo, ele vai embora simplesmente pela irresponsabilidade de pessoas aqui dentro que tiveram a oportunidade de resolver o problema dele, sabendo que ele é idoso", argumenta o neto.

Em nota a Secretaria Estadual da Saúde disse que para que seja realizado o procedimento do paciente Francisco Ferreira Alves, está sendo adquirida placa bloqueada, com o processo de compra em andamento.

Disse também que as cirurgias eletivas obedecem ainda regulamento do Sistema Único de Saúde que prioriza cirurgias de urgência e emergência e não é possível ser feita uma previsão precisa para a realização de todos os procedimentos.

G1

ENVIE NOTÍCIAS PARA O EMAIL
centralbaltashow@gmail.com
whatsapp Baltashow 63.984688254

Deixe seu comentário aqui:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da Baltashow Notícias e são de total responsabilidade de seus autores.