Baltashow Notícias

Pesquisa do IAC mapeia pontos de erosão de solo com drones para evitar perdas agrícolas

Mais noticias

Pesquisa do IAC mapeia pontos de erosão de solo com drones para evitar perdas agrícolas

Estudo inédito tem apoio da Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos. Previsão é que até o final de 2021 as informações estejam disponíveis para produtores e municípios.

 

Mapeamento aéreo do IAC ajuda no combate a erosões e prejuízos

 

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) desenvolveu uma pesquisa com o objetivo de fazer um mapeamento inédito e identificar pontos de erosão de solo em áreas cobertas por plantação. O estudo, que nunca foi realizado no Brasil, utiliza drones para medir o risco da enxurrada e evitar prejuízos nas áreas rurais e urbanas.

A tecnologia possibilita o processamento de imagens em software específico, gera mapas de relevo da área e de uso da terra, além de qualificar a região mais propícia para cada atividade, por exemplo, construção de reservatório de água ou instalação de lavoura.

Na primeira fase, o estudo foi realizado em áreas sem plantação. A pesquisa tem o apoio da Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, além de uma faculdade de Rio Preto. A previsão do instituto é que até o final de 2021 todas as informações já estejam disponíveis para produtores agrícolas e municípios.

 

"É muito importante para os produtores, porque essas informações serão muito importantes para o controle da erosão. O solo se mantendo na área do produtor é fertilizante que não vai embora, sem contar que as nascentes não vão se desfazer", disse o pesquisador do IAC, Bernando Cândido.

 

Além de fazer o monitoramento da área, o drone também tem um equipamento para identificar a temperatura das plantas e permite que o produtor saiba o momento exato da irrigação.

Em menos de um ano, nove locais em uma usina de açúcar de Catanduva (SP) já foram mapeados. O próximo monitoramento agora será em plantações cítricas de Ribeirão Preto e em uma bacia hidrográfica de Limeira (SP).

G1

ENVIE NOTÍCIAS PARA O EMAIL
centralbaltashow@gmail.com
whatsapp Baltashow 63.984688254

Deixe seu comentário aqui:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da Baltashow Notícias e são de total responsabilidade de seus autores.