Baltashow Notícias

Porto Alegre terá linhas especiais de ônibus e bloqueios no trânsito em dias de jogos pela Copa América

Destaques

Porto Alegre terá linhas especiais de ônibus e bloqueios no trânsito em dias de jogos pela Copa América

Jogos serão realizados nos dias 15, 20, 23, 27 de junho e 3 de julho na Arena do Grêmio, Zona Norte da cidade. Esquema de trânsito será sempre o mesmo (veja detalhes abaixo).

 

Jogos serão realizados na Arena do Grêmio, em Porto Alegre — Foto: Divulgação/GrêmioJogos serão realizados na Arena do Grêmio, em Porto Alegre — Foto: Divulgação/Grêmio

Jogos serão realizados na Arena do Grêmio, em Porto Alegre — Foto: Divulgação/Grêmio

 

A Prefeitura de Porto Alegre divulgou nesta quarta-feira (12) o esquema de trânsito para os cinco jogos da Copa América que serão realizados na cidade. Duas linhas especiais de ônibus serão criadas para o evento, e o trânsito terá bloqueios pela cidade e será restrito nas imediações da Arena do Grêmio, na Zona Norte, sede das partidas (veja mais detalhes abaixo).

O detalhamento foi feito na mesma ocasião da divulgação das iniciativas para a segurança pública. Os jogos serão realizados nos dias 15, 20, 23, 27 de junho e 3 de julho, e o esquema de trânsito será sempre o mesmo.

Nesses dias, além das linhas regulares F04 - Futebol Arena, T2.3 - Tranversal 2 Arena e 60.4 - Lotação Humaitá, passageiros terão também as opções LCA1 - Shopping Iguatemi e LCA2 - Shopping Praia de Belas, que ligam os centros de compra ao estádio.

Nas imediações da Arena, serão feitos bloqueios, para restringir o acesso de carro ao estádio a autoridades, pessoas credenciadas e autorizadas. Detalhes das linhas de ônibus, dos bloqueios e de outras operações nos dias das partidas podem ser conferidos aqui.

Os bloqueios no trânsito pela cidade começam sete horas antes dos jogos, conforme o planejamento abaixo, divulgado pela prefeitura:

 

7 horas antes de cada partida

As equipes começam a ser distribuídas em pontos estratégicos para o monitoramento e orientação do trânsito, transporte coletivo e pedestres. Neste momento começam os isolamentos para impedir o estacionamento de veículos nas seguintes vias:

 

  • Rua Gilberto Lehnen: Isolamento nos dois sentidos, entre Av. Pe Leopoldo Brentano e rua Airton Ferreira da Silva;
  • Avenida José Pedro Boéssio: Isolamento nos dois sentidos, entre Av. A J Renner e Rua Palmira Gobbi;
  • Rua Palmira Gobbi: Isolamento nos dois sentidos, entre Av. José Pedro Boéssio e Rua Clóvis Paim Grivot;

 

4 horas antes de cada partida

 

  • Começam as alterações e desvios do trânsito para o evento.
  • É fechado o acesso da BR 448, sentido interior-capital, em direção à Padre Leopoldo Brentano e Gilberto Lehnen.
  • Pe Leopoldo Brentano x Av. A J Renner - bloqueado o acesso de veículos à Av. Pe Leopoldo Brentano.
  • Av. A J Renner x R Dona Teodora - Implementado sentido único na Av A J Renner até a Rua Padre Blasio Vogel em direção à Arena
  • Av Voluntários da Pátria x R Adelino Machado de Souza - Neste ponto haverá um filtro para que sigam em direção à Arena apenas veículos credenciados. Veículos não credenciados e transporte coletivo farão o desembarque dos passageiros na Rua Adelino Machado de Souza e retornarão em direção ao centro pela Rua Frederico Mentz.
  • Av. Voluntários da Pátria x R. Graciano Camozzato - Neste ponto haverá um novo filtro do COL, BM e EPTC afim de que apenas passem veículos credenciados e pedestres.
  • R. Frederico Mentz x R. Graciano Camozzato - bloqueio para permitir apenas a passagem de pedestres em direção à Arena e direcionar os demais veículos pela Rua Frederico Mentz em direção ao Centro, esta operação irá até o final da operação de saída da Arena.
  • R. Frederico Mentz x R. Adelino Machado de Souza - Neste ponto todo o trânsito de veículos oriundos da Avenida Voluntários da Pátria x Adelino Machado de Souza será direcionado para Rua Frederico Mentz em direção ao Centro, se necessário for será realizado um sentido único até a Rua Dona Teodora.
  • R. Frederico Mentz x Dona Teodora - Se necessário for será feito o bloqueio da R. Frederico Mentz para execução do sentido único em direção ao centro. Este ponto será mantido somente durante a operação de entrada e saída da Arena.

 

 

3 horas antes de cada partida

 

  • Linhas especiais de transporte coletivo - Começam a operar as linhas especiais para levar os torcedores até o estádio. Serão quatro linhas especiais, com saída em diferentes regiões da cidade.
  • Linha F04 - saída do Largo Glênio Peres, com desembarque na Rua Adelino Machado de Souza x Av. Voluntários da Pátria. No retorno a linha parte da Av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque na Av. Borges de Medeiros.
  • Linha T2.3 Arena - saída do Terminal Peri Machado, com desembarque na Rua Adelino Machado de Souza x Av. Voluntários da Pátria. No retorno, a linha parte da Av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque no Terminal Peri Machado.
  • Linha LCA1 - Especial Copa América - Shopping Iguatemi - saída do Terminal na Rua Antônio Carlos Berta, com desembarque na Av. José Pedro Boéssio. No retorno a linha parte da Av. José Pedro Boéssio, com desembarque no Terminal na Rua Antônio Carlos Berta.
  • Linha LCA2 - Especial Copa América - Shopping Praia de Belas - saída do Terminal na Rua Cecília Meireles e com desembarque na Av. José Pedro Boéssio. No retorno a linha parte da Av. José Pedro Boéssio, com desembarque no Terminal na Rua Cecília Meireles.

 

Operação de saída da Arena

 

  • Cerca de 1h antes do término da partida será implementado sentido único AJ Renner, sentido b/C até a Av Amynthas Jacques de Moraes;
  • Av. Voluntários da Pátria x R Adelino Machado de Souza - sentido único da Av. Voluntários da Pátria em direção ao Centro até a Rua São Jorge.
  • R. Frederico Mentz x R. Graciano Camozzato: conforme avaliação dos agentes, e se houver necessidade, será implementado sentido único na Rua Frederico Mentz em direção ao centro até a Rua Dona Teodora.

 

 

Outras ações da prefeitura

 

 
Guarda Municipal auxiliará as forças estaduais de segurança — Foto: Rafaella Fraga/G1Guarda Municipal auxiliará as forças estaduais de segurança — Foto: Rafaella Fraga/G1

Guarda Municipal auxiliará as forças estaduais de segurança — Foto: Rafaella Fraga/G1

 

Também foram anunciadas iniciativas da prefeitura em outras áreas. Visitantes poderão ser orientados nas Centrais de Informações ao Turista (CIT), disponíveis no Mercado Público, Travessa do Carmo e Aeroporto Salgado Filho, participar do tour da Copa no ônibus Linha Turismo e conhecer o Acampamento Farroupilha.

Material em português, espanhol e inglês será distribuído no Centro Histórico, no Linha Turismo, no Aeroporto Salgado Filho e pelo CIT Móvel em dias de jogos.

Também serão realizadas atividades de fiscalização de comércio irregular na área demarcada pela Conmebol (Arena do Grêmio, Beira-Rio, estação Trensurb do Mercado Público e Rodoviária).

Na segurança, a Guarda Municipal atuará junto com as forças estaduais, além de fiscalizar o comércio ilegal na região da Arena do Grêmio.

"Utilizaremos amplamente o Centro Integrado de Controle da Cidade de Porto Alegre onde, além do monitoramento por câmeras, haverá nele um integrante de cada órgão da prefeitura, com o objetivo de facilitar o fluxo de informações, a chegada de demandas e assim otimizar a resposta de ação", afirma o chefe da Equipe Operacional da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento da Silva.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará ações de vigilância sanitária e preparação de hospitais e clínicas para atendimento a delegações das seleções e turistas, e intensificará a fiscalização em locais de eventos e pontos turísticos da cidade, dentro e fora dos estádios.

Ainda será realizada vistoria em serviços de saúde de retaguarda e ambulâncias, em locais de hospedagem e fornecimento de alimentos, e da qualidade da água.

G1

ENVIE NOTÍCIAS PARA O EMAIL
centralbaltashow@gmail.com
whatsapp Baltashow 63.984688254

Deixe seu comentário aqui:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da Baltashow Notícias e são de total responsabilidade de seus autores.