Baltashow Notícias

Praia que foi interditada após vazamento de esgoto no lago é liberada

Tocantins

Praia que foi interditada após vazamento de esgoto no lago é liberada

Cinco análises garantem que área está própria para banho. Estudos foram feitos pela BRK, responsável por contaminação, mas diretor de meio ambiente atesta que resultado é confiável.

 

Praia que havia sido interditada, por causa de esgoto, é liberada em Porto Nacional

 

A praia de Porto Real, em Porto Nacional, que foi interditada pela prefeitura após uma área do lago ser atingida por derramamento de esgoto, foi liberada nesta quinta-feira (11). O local estava impróprio para banho desde a última quinta-feira (4). A medida afetava também a ilha que fica no lago da cidade. A empresa responsável foi notificada e multada no valor de R$ 150 mil.

Segundo o diretor de meio ambiente Thiago Valuá, foram realizadas cinco análises no local. "A última análise foi feita na terça-feira e o resultado foi satisfatório. Pedimos análises em três pontos para garantir a balneabilidade. Por isso, a partir de hoje, vamos liberar as atividades na área de praia", afirma.

As análises foram feitas pela própria BRK Ambiental, concessionária de água no estado, e a responsável pelo vazamento de esgoto.

"O laboratório da BRK é registrado pelo Conselho Nacional de Química e auditado pelo Inmetro. Então confiamos que o resultado é realmente satisfatório. Mas para evitar novos eventos como esse, estamos procurando outro laboratório para que a prefeitura possa colher diretamente outras amostras e mandar à laboratórios terceirizados para análise. Para esse fato específico vamos confiar na análise que nos foi entregue porque acreditamos que o laboratório tem capacidade técnica para garantir a balneabilidade", afirma.

O diretor informou ainda que a Prefeitura está monitorando as atividades da concessionária.

 
Praia de Porto Real já foi liberada para banho (Foto: Marcel de Paula/TV Anhanguera)Praia de Porto Real já foi liberada para banho (Foto: Marcel de Paula/TV Anhanguera)

Praia de Porto Real já foi liberada para banho (Foto: Marcel de Paula/TV Anhanguera)

 

 

Entenda

 

Segundo a Prefeitura do município, os resíduos de esgoto sanitário sem tratamento que contaminaram a água saíram da estação elevatória de esgoto da BRK Ambiental. Além da proibição do banho, a Secretaria de Planejamento, Regulação, Habitação e Meio Ambiente recomendou que os moradores não realizassem atividades esportivas ao redor da área interditada. O derramamento do esgoto pode ter afetado a qualidade da água e do solo na região.

A BRK Ambiental informou que a partir da identificação do vazamento foram tomadas medidas imediatas, como o isolamento da área, a contencão do efluente com uso de caminhões limpa fossa, a limpeza do espaço afetado e a comunicação aos órgãos competentes. E que o manancial está sendo monitorado diariamente para avaliar qualquer impacto gerado.

A concessionária disse que estes vazamentos de esgoto são causados em sua grande maioria por entupimentos das redes, principalmente em função do lançamento de lixo, e pelo direcionamento indevido das águas pluviais para a rede coletora. Por isso orienta a população a não descartar alimentos, produtos de higiene e qualquer outro resíduo nas redes, e a não direcionar a água de chuva para a rede coletora de esgoto.

G1

ENVIE NOTÍCIAS PARA O EMAIL
redacao.baltashow@gmail.com
whatsapp Baltashow 63.84688254

 

Deixe seu comentário aqui:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da Baltashow Notícias e são de total responsabilidade de seus autores.