Baltashow Notícias

Profissionais da saúde de Colinas, começam campanha no dia mundial da luta contra a AIDS.

Colinas-TO

Profissionais da saúde de Colinas, começam campanha no dia mundial da luta contra a AIDS.

 

Realização, secretaria de saúde e pastoral da aids.

A campanha teve início na última sexta feira, 1º de dezembro, dia mundial da luta contra a AIDS, em um ponto do centro histórico de Colinas do Tocantins, praça 07 de setembro. O evento, que começou no coração da cidade, terá prosseguimento na próxima semana, nos postos de saúde, com escala em dias marcados pela organização.

A secretaria de saúde, através da atenção básica, alguns enfermeiros das unidades básicas, agentes comunitários de saúde, NASF, núcleo de apoio à saúde da família, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e a pastoral da aids, coordenada pela Dra Leila Monteiro, formaram a melhor equipe desta região, no jogo de maior preocupação atualmente no mundo.

A equipe colinense, que realiza um dos trabalhos mais importantes, em prol da saúde do povo em Colinas, tiveram como pontapé inicial das atividades de atendimento e orientações, a incumbência de informar as pessoas, que o HIV/aids tem tratamento eficiente, se for descoberto no início da infecção. Para isso, os profissionais da saúde, fizeram a distribuição de panfletos recebidos do ministério da saúde.

Ontem, sexta feira, 1º de dezembro, homens e mulheres de todas as classes sociais e religiosas desta cidade, marcaram presença no horário de 8:00h às 17:00h, na praça 07 de setembro, aonde fizeram os testes rápidos do HIV e SÍFILIS, quando na mesmo oportunidade, muitos receberam preservativos e mais informações sobre a campanha que sequência na próxima semana.

O que é HIV / AIDS?

A AIDS/SIDA é uma doença sexualmente transmissível causada por um vírus chamado HIV(Vírus da Imunodeficiência Humana) que destrói as defesas do organismo. Por este motivo a pessoa infectada pelo HIV fica sujeita a adquirir doenças graves que são chamadas oportunistas.
Sintomas:
A AIDS não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais são geralmente semelhantes e além disso, comuns a várias outras doenças.
São eles:
- Febre constante
- Emagrecimento muito rápido
- Cansaço (sem esforço físico)
- Diarréia constante
- Tosse crônica
- Suores noturnos
- Manchas esbranquiçadas na boca
- Manchas arroxeadas na pele
- Ínguas em vários pontos
Com a progressão da doença e com o comprometimento do sistema imunológico do indivíduo, começam a surgir doenças oportunistas, tais como: tuberculose, pneumonia, alguns tipos de câncer, candidíase e infecções do sistema nervoso (toxoplasmose e as meningites, por exemplo) .
Como se previnir:
- Usando sempre camisinha em todas as relações sexuais
- Exigindo sangue testado nas transfusões
- Usando agulhas e seringas descartáveis
- Exigindo que todo instrumental medico ou dentário seja esterilizado.

IMAGENS QUE MARCARAM A CAMPANHA CONTRA A AIDS, EM COLINAS DO TOCANTINS.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, árvore e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas comendo, pessoas em pé, atividades ao ar livre e comida
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e atividades ao ar livre
BALTSHOW 
ENVIE NOTÍCIAS PARA O EMAIL
redacao.baltashow@gmail.com
whatsapp Baltashow 63.84688254
 

Deixe seu comentário aqui:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da Baltashow Notícias e são de total responsabilidade de seus autores.