Baltashow Notícias

Responsável por 60% dos nascimentos em Campinas, Maternidade anuncia adesão ao Programa Parto Adequado

Mais noticias

Responsável por 60% dos nascimentos em Campinas, Maternidade anuncia adesão ao Programa Parto Adequado

No hospital da cidade,70% dos partos são feitos por meio de cesarianas.

Bebê na UTI neonatal da Maternidade de Campinas (Foto: Reprodução / EPTV) (Foto: Reprodução/ EPTV)

Com 70% dos partos feitos por meio de cesarianas e responsável por cerca de 60% dos nascimentos em Campinas (SP), a Maternidade de Campinas anuncia ,nesta quarta-feira (11), a inscrição do tradicional hospital na segunda fase do Programa Parto Adequado (PPA), uma iniciativa do governo federal e unidades particulares para a redução das cesáreas desnecessárias e a melhoria no atendimento às gestantes e aos bebês.

Para se adequar ao programa, os hospitais e maternidades necessitam de alterações no corpo de recursos humanos e profissionais da saúde, e o atendimento às gestantes e bebês, desde o pré-natal até o pós-parto.

Entre os meses de janeiro e setembro de 2017, a Maternidade de Campinas realizou 7.658 partos, sendo 5.355 por meio de cirurgias cesarianas.

Dos 7.658 partos realizados na Maternidade desde janeiro, 3.712 foram feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dos quais 2.043 (55%) por meio de cesáreas e 1.669 vaginais. Porém, pela Saúde Suplementar (convênio)s e particulares, o percentual é maior. As cesáreas são 83,93% e as vaginais, 16,7%.

 
Maternidade de Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Maternidade de Campinas (Foto: Reprodução EPTV)

Maternidade de Campinas (Foto: Reprodução EPTV)

 

Partos

 

A cirurgia cesariana aumenta em 120 vezes a probabilidade de problemas respiratórios, segundo os médicos para o recém-nascido e triplica o risco de morte da mãe.

Ainda segundo os médicos da Maternidade, cerca dos 25% dos óbitos neonatais e 16% dos óbitos infantis no país estão ligados à prematuridade.

A literatura médica indica ainda que a passagem do bebê pelo canal vaginal, na hora do nascimento, põe a criança em contato com bactérias presentes nessa área do corpo que fortalece o sistema imunológico e previne o desenvolvimento de alergias e outros problemas de saúde.

G1

ENVIE NOTÍCIAS PARA O EMAIL
redacao.baltashow@gmail.com
whatsapp Baltashow 63.84688254

Deixe seu comentário aqui:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da Baltashow Notícias e são de total responsabilidade de seus autores.