Baltashow Notícias

Ribeirinhos fazem vídeo e se impressionam com cor escura do rio Lontra em Araguaína

Tocantins

Ribeirinhos fazem vídeo e se impressionam com cor escura do rio Lontra em Araguaína

Situação do rio é preocupante e vem sendo acompanhada pelo Ministério Público Estadual. A empresa BRK Ambiental foi denunciada por lançar esgoto sem tratamento na água.

 

 

Ribeirinhos dizem que a água do rio Lontra mudou de cor e temem novo despejo de esgoto

Moradores de Araguaína que vivem às margens do rio Lontra voltaram a notar que a água está com uma coloração escura. A comunidade fez um vídeo e registrou a situação. Eles dizem que além da cor diferente, o rio está com odor. O caso vem sendo acompanhado pelo Ministério Público Estadual (MPE). A BRK Ambiental foi indiciada por suspeita de lançar dejetos no afluente. A empresa é responsável pelo tratamento de esgoto na cidade. (Veja o vídeo)

Nas margens do rio não é difícil encontrar sujeira e lixo, mas a cabeleireira Ilza Bete Nunes, que mora a poucos metros do local, diz que a situação é ainda pior. "Ontem mesmo, as cutias tentaram beber água e não conseguiram porque a água estava tão preta, que elas não conseguiram encostar na água".

No início do mês, o MPE responsabilizou a empresa pelas irregularidades no despejo do esgoto que deveria ser tratado. A denúncia da promotoria se refere a pelo menos sete crimes ambientais registrados desde 2010. No documento, o órgão pede à Justiça que a BRK seja multada em R$ 5 milhões.

 
Moradores fazem vídeo para registrar colocaração escura do rio Lontra (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Moradores fazem vídeo para registrar colocaração escura do rio Lontra (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Moradores fazem vídeo para registrar colocaração escura do rio Lontra (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Segundo o promotor de Justiça Airton Amilçar Machado a estação de tratamento não tem capacidade de operar com a quantidade de ligações de esgoto existentes. Disse ainda que a fiscalização constatou que a empresa vem excedendo o limite permitido para a eliminação dos resíduos no rio Lontra.

"Nós verificamos, através de uma análise técnica do Centro de Apoio Operacional que a Saneatins lançou efluentes com índice superior a 10 vezes o valor permitido na outorga. Ela tem uma outorga que permite o lançamento de 29 e ela lançou em alguns meses mais de 300 DBO [ Demanda Bioquímica de Oxigênio]. A empresa está atuando de uma forma altamente poluidora no rio Lontra".

Nesta terça-feira, após uma solicitação do Ministério Público, a Polícia Militar Ambiental voltou a fazer uma fiscalização no local, mas os moradores dizem que isso não tem resolvido o problema.

 
Ribeirinhos se preocupam com a situação do rio Lontra (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Ribeirinhos se preocupam com a situação do rio Lontra (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Ribeirinhos se preocupam com a situação do rio Lontra (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Para aqueles que utilizam o rio todos os dias há mais de 30 anos, como a aposentada Maria das Graças Alves, ver as águas nessa situação é preocupante. "O rio não era assim, agora está poluído para nós".

A BRK Ambiental informou que equipes da Polícia Ambiental fiscalizaram as estações de tratamento de esgoto e constataram que elas operavam de forma adequada. Recentemente a empresa apresentou ao MPE e aos órgãos ambientais um documento com a análise da situação do rio Lontra evidenciando a existência de diversos pontos de lançamento clandestina de esgoto sem tratamento por empresas, instituições de ensino e casas localizadas próximas ao rio.

G1

ENVIE NOTÍCIAS PARA O EMAIL
redacao.baltashow@gmail.com
whatsapp Baltashow 63.84688254

Deixe seu comentário aqui:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da Baltashow Notícias e são de total responsabilidade de seus autores.